Faz sempre uma leitura dos posts, de baixo para cima...

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Construir o guião a partir do argumento

E agora?
Com base na matéria literária ou argumento - O Quadro Que Não Quer Acabar- vamos construir o nosso guião, que deverá considerar o essencial da história e o seu desenvolvimento adaptado ao tema, para além dos aspectos técnicos da rodagem do filme.

Este grande projecto terá que ser faseado, de forma a possibilitar um trabalho bem estruturado e fundamentado. O argumento deverá ser lido por todos os alunos. Por razões óbvias (o problema dos direitos de autor é determinante), o livro O Quadro Que Não Quer Acabar não pode ser editado neste blog. A autora que nos perdoe, mas numa primeira fase, os alunos contactarão exclusivamente com o texto, uma vez que se pretende que sejam eles a ilustrar as palavras, não sendo desejável qualquer influência nos grafismos e ilustrações.

Parece ser necessário definir-se também que o livro constitui um ponto de partida para a história que se pretende passar para o cinema. Poder-se-á dizer que o filme a realizar, O Mundo Não Quer Acabar (Será este o nome, ou qualquer outro que se venha a encontrar) é baseado naquela história, contando muito mais do que aquela transmite, aproveitando o argumento para passar retratos ou quadros sobre o mundo muito mais diversificados.

Os temas do A.I.P.T. e a necessidade de protegermos o nosso planeta farão parte dos quadros que a avó do Nicolas e da Katia pintará na parede do seu quarto. O mundo fantástico que aquela avó pretende transmitir aos seus netos é o mesmo mundo maravilhoso que os alunos irão trabalhar e mostrar a um público infantil e juvenil, os destinatários da mensagem.

Resumindo:
  • Os destinatários do filme serão jovens, dos 7 aos 14 anos;
  • O guião irá ter por base o argumento do livro escolhido;
  • Os quadros a ilustrar serão os 10 subtemas do AIPT 2008.
Como nos vamos organizar?

Os subtemas do AIPT serão distribuídos pelos 10 grupos de trabalho:
Os alunos deverão propor uma história simples por cada um desses subtemas. Por exemplo, para Solo, poderá contar-se a história da compostagem doméstica e para Recursos a do mundo fantástico da criação de novos produtos pela reciclagem de outros e assim sucessivamente.

Cada grupo de trabalho deverá fazer um pequeno filme de 2 minutos. Todos os filmes (10 filmes) farão parte intregrante de um mesmo filme, cujo tempo máximo não excederá os 25 minutos. Além dos 10 pequenos filmes existirá uma parte comum a todos, que será o conteúdo do livro O Quadro Que Não Quer Acabar, representado pelos próprios alunos e com temporização máxima de 5 minutos.

Nenhum comentário: